quinta-feira, 11 de outubro de 2012

A luta em defesa do CIC não pode parar


A sociedade natalense foi surpreendida, na semana que passou, com a notícia do fechamento da mais antiga escola católica da cidade: o Colégio Imaculada Conceição. A notícia gerou perplexidade em todos os que, de alguma forma, ainda tem algum tipo de vínculo com a escola. Professores, funcionários, alunos, pais, ex-alunos e a comunidade religiosa Dorotéia, expressou o seu pesar, de forma veemente, quando do anúncio feito pelas representantes da congregação, no Nordeste, no dia 03, próximo passado. O clima no colégio era de dor, indignação e revolta. E naquele dia, uma certeza se instaurou entre todos que ali estavam: o CIC não pode fechar. São 110 anos de história, formando gerações, em um projeto educacional baseado em valores éticos, cívicos e religiosos, e um ensino de qualidade.
Mas, essa luta não pode ser só da comunidade que faz parte do colégio, hoje. Essa deve ser uma luta de todos os cidadãos natalenses, pois o Imaculada é parte da história dessa cidade.  O seu prédio centenário é patrimônio de nossa cidade e, por ele, devemos lutar.
Nesse momento, gostaria de conclamar todos os ex-alunos do CIC para participar desse processo de resistência, em defesa do nosso colégio. Numa luta ativa e engajada. As redes sociais já estão cheias de depoimentos expressando indignação com o fato. Isso é importante, mas não é suficiente. A participação ativa no movimento é, mais do que nunca, fundamental. Precisamos mostrar à Congregação que Natal não aceita, de forma passiva, a sua decisão. Que o CIC é patrimônio de todos e que não pode morrer.
Se vocês não saírem da comodidade de suas casas, para se engajarem no nosso movimento, esse será um movimento fraco, isolado, restrito a àqueles que perderão o seu emprego (funcionários e professores), ou àqueles que perderão a oportunidade de continuar educando seus filhos em uma escola que prima pela formação cidadã e religiosa.   
No próximo dia 20, às 17:00 hs, na capela do colégio, uma missa homenageará os professores que fizeram e fazem parte dessa história e marcará o nosso reencontro e engajamento nessa luta que é de todos.
Esperamos vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário