terça-feira, 8 de abril de 2014

História do meu desencanto

Sou movida a sonhos e projetos. Persigo os meus sonhos mesmo quando eles parecem ser apenas sonhos. Digo muito que sou uma militante confessa de causas perdidas, mas, costumo ir até o fim nas minhas lutas, grandes ou pequenas. Sonho com um Brasil melhor, mais justo, mais honesto. Também sonho com uma cidade mais habitável e mais respeitosa de sua história. Sonho até com o tombamento do colégio em que estudei toda a minha vida. Prá mim, muito mais que o depositário da minha história estudantil, mas um símbolo de uma época e de um modelo de educação. Fui e ainda sou, eleitora fiel de candidatos derrotados e, quando eles se tornam vencedores já não carregam consigo os meus sonhos e projetos. Sonhei com Lula presidente, cantei Lula-lá, desfraldei bandeiras, OPTei,com a maior convicção do mundo. Levei junto as minhas filhas...Colecionei derrotas eleitorais e quando o partido venceu pela primeira vez o gosto da vitória já não era como o sonhado. Lembro das lágrimas que teimaram em rolar no meu rosto num histórico comício de Lula, em frente ao Castelão, já de braços dados com "novos aliados". Aquilo não combinava com os meus sonhos...Mas vibrei, cantei e me fiz feliz no dia da primeira vitória. 
A medida que o tempo foi passando, fui dando razão aos meus mestres da Ciência Política que me fizeram ver que a dinâmica política contemporânea tem muito pouco de ideológica. Que a política é um mero jogo de interesses que tem como grand finale, o poder a qualquer custo.
Gente, os acontecimentos dos últimos dias estão me levando a um enorme desencanto. Fico triste por ver o que estão fazendo com o meu país. Fico triste com a irresponsabilidade dos governantes, com a violência da sociedade e com a incapacidade de indignação de muitos...Fico triste com aqueles que fingem não ver, que minimizam a gravidade dos acontecimentos, que se tornam cúmplices pela omissão ou pelas justificativas furadas, do tipo: sempre foi assim, todos fazem a mesma coisa...
E aquí do meu canto, fico pensando no que me resta sonhar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário