domingo, 13 de março de 2016

Quem tem medo da democracia?




Hoje, 13 de março de 2016.
Em nosso país o povo está sendo chamado e mobilizado para ir pras ruas. Mobilizado pela indignação, chamado pelo desejo de construir um futuro melhor para as futuras gerações. Nada mais democrático se pensarmos que democracia se faz com a força do povo. Não é somente com uma constituição cidadã e com a realização de eleições diretas que se consolida uma democracia. É importante pensarmos que as leis são feitas por "nossos representantes" que após eleitos não representam nada além dos seus próprios interesses, o que faz da soberania dos resultados eleitorais (tão propalada pelos partidos governistas) um tremendo engodo. Ninguém está respaldado pelos seus milhões de votos se, ao chegar no governo, não honra a confiança dos cidadãos que o escolheram.

É aí que entra a força do povo, a força das ruas...
É assim nas democracias mais avançadas do mundo. É o povo exercendo ativamente a sua cidadania que dá combustível à democracia.
Se assim é, por que a classe política tem medo do povo na rua? Porque as esquerdas que tanto falaram e falam em participação, estão usando tantos recursos escusos para evitar que o povo vá às ruas? Porque desqualificar as manifestações populares apontando figuras que não merecem respeito, que dela têm participado? O espaço das ruas não é livre? E a liberdade não deve ser para todos? Assim como os partidos políticos são instituições que tem homens bons e homens condenáveis, assim também são as ruas. Em ambos os espaços há idealistas e oportunistas... a condição de liberdade nas democracias não deixa espaço pra ser diferente.

Por que desqualificar e amedrontar aqueles que vão pras ruas? Por que levantar a triste e negra bandeira da ameaça de um golpe? Os golpes contra o povo estão sendo dados cotidianamente por governos que não têm compromisso com ele. Na falta de leitos, profissionais e medicamentos nos hospitais em um país que está doente; na qualidade de nosso ensino público; na falta de segurança, de trabalho e dignidade para os seus cidadãos. Sim, isso é golpe contra o povo.

E o Brasil já não está mais "deitado eternamente em berço esplêndido..."o Brasil está nas ruas, na vivência cívica de sua cidadania que está sendo usurpada em quase todas as suas dimensões. O povo brasileiro, ao contrário da grande maioria dos nossos políticos não tem medo de democracia. Pelo contrário, está buscando novas formas de redefinição dos princípios democráticos.

Um bom dia para todos!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário