quarta-feira, 31 de agosto de 2011

De volta a Buenos Aires

Três dias em Buenos Aires num circuito diferente dos que havia feito até então. Participando do Congresso Latinoamericao de Estudos Urbanos na Universidade Nacional de General Sarmiento (fora da cidade), pude conhecer as "cercanias" da cidade e explorar lugares ainda desconhecidos.
Saí do roteiro padrão do turista brasileiro. E comecei me hospedando no bairro Palermo (lembrando dos poemas de Jorge Luís Borges). Alí encontrei uma Buenos Aires cosmopolita, com seus encantadores parques, suas largas avenidas, seus aconchegantes cafés e restaurantes, sob uma temperatura média de 10 graus. Alí pude sentir a presença discreta do poder público a acompanhar passeio de crianças de escolas públicas, nos parques da cidade, assim como a politização do cidadão comum, o espírito cívico, a segurança nas ruas por onde passei e a solidariedade das pessoas em relação a causas humanistas. Pude sentir também a popularidade da presidente Christina e as mobilizações de diversos setores para sua reeleição.
Voltei bem impressionada com o que ví. E entendí a poesia de Borges:
Esta cidade que acreditei ser meu passado
é meu porvir, meu presente; 
os anos que viví na Europo são ilusórios,
eu estava sempre (e estarei) em Buenos Aires.

Um comentário: