Dentre as tradições herdadas de nossos colonizadores, os festejos juninos são, para mim a tradição mais interessante. Isso porque em Portugal, os santos Antônio, João e Pedro são festejados com muita alegria e grande animação. Posso dizer que as festas juninas são "o carnaval" dos portugueses, com bloco e tudo o mais.
No Brasil a imagem dessas festas esteve sempre ligada ao mundo rural (o capira, a festa na roça, o forró pé de serra...) e a transposição dos festejos para o espaço urbano sempre deixou a desejar. Perdia a sua originalidade, as suas principais inspirações, mas, ainda assim, continuam a povoar a nossa memória afetiva. Quem não se lembra do São João de sua infância? A quermesse do colégio, as festas de rua, as quadrilhas (puxadas por expressões francesas que nós não sabíamos o significado), as advinhações e tantas brincadeiras que ajudavam a dar o tom de alegria à todas essas festas.?
O São João mudou: as quadrilhas são agora "estilizadas", misto de forró e carnaval; as músicas perderam o lirismo de outrora ( Olha pro céu, meu amor, vê como ele está lindo...) e hoje fazem dançar e rir com apelos pornográficos; ficou apenas a mesa junina: a boa canjica (que não deve ter leite condensado), a pamonha, os bolos: de milho, batata e macaxeira, o bolo preto, o munguzá, as cocadas, a tapioca molhada com leite de côco. Hum!!!!!
Como acabei de me esbaldar numa mesa como a descrita acima, rompendo muitos dias de dieta, a saudade das velhas festas motivou a minha inspiração. E viva Santo Antônio, São Pedro e São João.!!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário