segunda-feira, 25 de junho de 2012

A cidade está doente

Nos últimos dias tenho visto na televisão uma propaganda oficial (não me lembro se da prefeitura ou do governo estadual) que faz parte da campanha de combate a dengue. Nela, uma jovem senhora, aparentando uma grande tristeza, se culpa pela morte da vizinha (de dengue) pelo fato de ter descuidado da limpeza do seu quintal. As imagens são fortes e acredito que cumprem a função de amedrontar a população.

Todos nós sabemos que a população pode ajudar, e muito, no combate da doença que vem atingindo índices alarmantes. Estar atento para a existência de depósitos que podem acumular água é uma tarefa importante para todos nós. Isso, no entanto, não faz de nós os grandes responsáveis pela proliferação da doença. O poder público tem que fazer a sua parte.

Na última semana ví no jornal a cobrança feita por um médico infectologista acerca dos chamados "carros fumacê". Logo em seguida o poder público tentou apresentar razões técnicas para a ausência desses carros, alegando que o fumacê só atinge mosquitos adultos (e daí?) e causa prejuízos à saúde da população se a sua utilização não cumprir um intervalo de 06 meses. Acontece que, em muitas regiões da cidade não se vê esses carros, há anos. Mas, deixcando os "carros fumacê" de lado, vem a questão mais importante na atual situação. A prefeitura não está limpando o seu "grande quintal" e assim não dá prá cobrar a limpeza do meu e me responsabilizar pelas mortes que acontecem.

Essa semana passei pelo bairro de Mãe Luiza e o que ví me deixou estarrecida. O bairro está transformado num grande lixão a céu aberto, que com as chuvas escorre pelas ladeiras. Uma verdadeira imundície. Isso, no entanto, não é privilégio de Mãe Luiza. Está acontecendo em um número muito grande de bairros da cidade. 

E aí, prefeitura de Natal? A hora de assumir o seu papel no combate à dengue,  passou há muito tempo. Não adianta querer incultir sentimento de culpa em nós mortais, pela proliferação da dengue e de muitas outras doenças que estão enchendo os hospitais públicos e privados.   A responsabilidade é sua. A população, prefeita, confiou em você quando lhe deu o seu voto. Pense nisso pois a cidade não pode permanecer doente por muito tempo.

2 comentários:

  1. É mais fácil culpar o vizinho, né?! Parece que assumir a responsabilidade custa muito mais... Político adora fazer isso. Infelizmente!!!!

    ResponderExcluir
  2. agora sabemos onde foi para o dinheiro pra campanha da dengue

    ResponderExcluir