domingo, 19 de junho de 2011

A nação Seridó

Há alguns anos atrás a professora  Judith Tendler, do Massachussets Institute of Technology - MIT, enviou-me um email com uma pergunta interessante.

Analisando os dados relativos ao desenvolvimento humano- IDH do Nordeste, uma coisa lhe chamou a atenção no Rio Grande do Norte: Os municípios com o maior índice de desenvolvimento humano do estado, não estavam nas regiões mais produtivas (fruticultura, petróleo) mas numa região pouco produtiva, sem qualquer atividade econômica de destaque. Ela queria que eu lhe explicasse porque isso acontecia.
Fui consultar os dados e logo notei que a dita região era o Seridó. Dos 10 municípios com melhor IDH, no estado, 06 estavam no Seridó.
A minha vaidade de seridoense foi as nuvens...
E a minha resposta a ilustre professora foi, na verdade, uma suposição apaixonada, que eu quiz transformar em pesquisa, nunca realizada.
O Seridó tem um diferencial sim, em relação ao resto do estado. Isso foi constatado também, por Tânia Bacelar, consultora pernambucana, responsável pela condução do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Seridó.
Há coisas na região, que não existem em outros lugares, como por exemplo:
  • A valorização da educação. Até hoje, o Seridó tem boas escolas, bibliotecas, museus, e uma história cultural que é preservada, com orgulho. Conhecí uma escola pública em Cruzeta, há alguns anos atrás que me impressionou...
  • A atenção aos mais velhos. Muitos são os municípios seridoenses que abrigam os seus velhos em abrigos organizados a partir da solidariedade da população. Carnaúba dos Dantas e Acarí, são exemplos.
  • A religiosidade da população que congrega seridoenses de todos os lugares em torno da devoção dos seus padroeiros;
  • A limpeza das cidades;
  • Um espírito de comunidade;
  • Uma estratificação social pouco rígica - onde patrões e empregados se ligam por relações de compadrio que os tornam mais próximos (Alí nunca houve casa grande nem senzala);
  • A existência de uma identidade seridoense. Nós temos orgulho de sermos seridoenses e nos proclamamos enquanto tal. 

Acho que o Seridó é um exemplo típico da "comunidade cívica", encontrada por Robert Putnam no norte da Itália. Isso explica, como na Itália, o seu desenvolvimento. No nosso caso um desenvolvimento sem riqueza material.

Nenhum comentário:

Postar um comentário